Entre em Contato!
Vivo (Whatsapp)
96404-2818
its@its.org.br

Desafio IoT: mais uma etapa vencida

Desafio IoT: mais uma etapa vencida

Desafio IoT: mais uma etapa vencida

Iniciativa de capacitação de pessoas e empresas para promoção do empreendedorismo em Internet das Coisas (IoT), oDesafio IoT chegou à quinta etapa, que marca o desenvolvimento dos projetos e capacitação em metodologias de execução de projetos. O ponto alto dessa fase aconteceu no dia 12 de abril, com reunião presencial, quando cada equipe fez a apresentação parcial do plano.

Nessa data, também foi ministrado um minicurso de Project Model Canvas, pela professora doutora Mônica Mancini que procurou  contribuir para detalhar os Business Plan já apresentados. Ao explicar a metodologia, a acadêmica – que também é PMP – ressaltou entre os benefícios dessa metodologia o fato de ela ser “visual e forçar a colaboração entre as pessoas voltadas ao desenvolvimento de uma ideia de um projeto”.

Na sequência, Jonatas Pazim, engenheiro de aplicação da Telit, apresentou a plataforma ILS, voltada ao gerenciamento de aplicações de IoT, que será utilizada pelas equipes participantes do Desafio IoT no desenvolvimento de seus projetos. A Telit é líder global na área da Internet das Coisas. A combinação de seus produtos e serviços alimenta dados diretamente em aplicativos e/ou sistemas de TI para entregar informações em tempo real para negócios em diversas áreas. Desse modo, com os kits as equipes participantes do Desfio IoT  poderão criar o seu próprio protótipo funcional, com chances de comercialização no mercado.

Dez equipes estão participando do Desafio IoT. Na próxima etapa, entrega final do plano  em 6 de maio, haverá a seleção dos três melhores projetos, que serão apoiados em sua concretização de modo a serem expostos e demonstrados no estande do Espaço Inovação Futurecom 2016.

Entre os projetos em desenvolvimento está um sistema de monitoramento de vagas de estacionamento público.  Segundo Alexandre Capucho, engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, até o momento o Desafio IoT está disponibilizando “bastante conteúdo, q   ue se soma à nossa experiência e produz conhecimento diversificado”.

O Desafio IoT é uma iniciativa conjunta do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS), CPqD, Fórum Brasileiro de IoT, com apoio da Provisuale, promotora da Futurecom.

abril 19th, 2016|notícia|